NOTÍCIAS

Jornada das Mulheres da Via Campesina mobiliza nove estados contra os agrotóxicos

Em 03/03/2011

A Jornada de Lutas das Mulheres da Via Campesina já mobilizou nove estados denuncia os impactos para a saúde humana e para o ambiente do uso abusivo dos agrotóxicos e aponta a responsabilidade do modelo de produção do agronegócio.


Em todo o Brasil, as camponesas, em conjunto com outros movimentos urbanos, denunciam que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, inclusive de agentes contaminantes totalmente nocivos a saúde humana, animal e vegetal que já foram proibidos em outros países do mundo.


Segundo dados do Sindicato da Indústria de Defesa Agrícola, os estados de Mato Grosso, Paraná e São Paulo são, respectivamente, os maiores consumidores de veneno.

 

Nesta quarta-feira, aconteceram atividades em três estados: Ceará, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Continue lendo em: www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=5345&eid=142

Sem alternativa, comunidade usa água contaminada por agrotóxicos no interior do Ceará

Kamila Fernandes
Especial para o UOL Notícias
Em Fortaleza

 

Incolor, inodora, insípida. Assim é a água que a comunidade de Tomé, no alto da Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte (a 198 km de Fortaleza), recebe nas torneiras de todas as suas casas. Contudo, ao analisar 46 amostras dessa água retiradas de diferentes pontos de distribuição, um estudo da Faculdade de Medicina da UFC (Universidade Federal do Ceará) constatou que em todas há resquícios de diferentes tipos de defensivos agrícolas, o que faz dessa água uma ameaça à saúde de todos que a ingerem.

Supostamente por denunciar esse fato, o líder comunitário José Maria Filho, conhecido como Zé Maria do Tomé, foi morto com 19 tiros em abril do ano passado, crime até hoje impune. E agora, o Ministério Público do Estado do Ceará ingressou na Justiça uma ação civil pública para pedir a suspensão imediata da entrega dessa água aos moradores do local e sua substituição por água potável, própria para o consumo, nem que seja por carros-pipa.

A água, distribuída pelo SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto) de Limoeiro do Norte, é retirada de canais do projeto de irrigação Jaguaribe-Apodi, do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra as Secas). Nesse projeto, estão instaladas empresas nacionais e multinacionais que produzem frutas e grãos e que pulverizam agrotóxicos nas plantações, tanto com o auxílio de tratores como de aviões. Da mesma forma que atingem as lavouras, esses defensivos caem na água, que corre a céu aberto entre os lotes irrigados, até chegar nas casas das famílias de Tomé.

Continue lendo em: noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/02/13/sem-alternativa-comunidade-usa-agua-contaminada-por-agrotoxicos-no-interior-do-ceara.jhtm

Após gado morrer, Justiça proíbe multinacional de usar venenos no interior do Ceará

Em Paraipaba (a 90 km de Fortaleza), a Justiça decidiu no último dia 7 proibir uma empresa de origem holandesa de usar agrotóxicos no plantio de bulbos – pequenos caules arredondados de onde brotam flores.

Até essa decisão ser tomada, 16 cabeças de gado de uma fazenda vizinha à multinacional morreram e exames mostraram que o motivo foi intoxicação pelo uso da ingestão de defensivos agrícolas – como provas, há um laudo técnico assinado pelo veterinário Antônio Inácio Félix e outro elaborado pelo Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que recolheu amostras do fígado dos animais mortos. Entre os moradores da região, também já há registro de irritações na pele e problemas respiratórios, possivelmente causados pela pulverização dos venenos.

Continue lendo em: noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/02/13/apos-gado-morrer-justica-proibe-multinacional-de-usar-venenos-no-interior-do-ceara.jhtm

Vereadores celcebram luta socioambiental

A Medalha Chico Mendes é concedida pela Câmara a instituições públicas e privadas e personalidades que se destacaram com trabalhos socioambientais. Este ano, numa “escolha livre de qualquer interferência partidária, política ou ideológica”, segundo Salmito Filho, foram sete os homenageados: o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Deodato Ramalho; SOS Cocó; Núcleo Tramas (Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade); Professor Jeovah Meireles; Fórum Lixo & Cidadania; Movimento Proparque Rio Branco e Movimento Proparque Raquel de Queiroz.

Continue lendo em: www.semace.ce.gov.br/noticias/noticia.asp?cod=5509

Núcleo de pesquisa dos agrotóxicos é homenageado em Fortaleza

2 de junho de 2010

O Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (Tramas) foi homenageado com a Medalha Ambientalista Chico Mendes, pela Câmara Municipal de Fortaleza, nesta terça-feira, dia 1° de junho.

Continue lendo em:  noticias/nucleo-de-pesquisa-dos-agrotoxicos-e-homenageado-em-fortaleza/

 

Licença de Itataia gera debate

AUDIÊNCIA PÚBLICA (7/5/2010)

Em 6 de junho, Semace, Ibama, MPF e consórcio vão discutir o impasse ante a licença ambiental do projeto

Continue lendo em:
 diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=781305

 

 

Protesto lembra assassinato do líder José Maria

VALE DO JAGUARIBE (13/5/2010)

Limoeiro do Norte. "A vida não espera para brotar. Como a árvore foi plantada, plantemos o sonho do Zé Maria". Enquanto o padre Augusto seguia na celebração de luta contra a contaminação por agrotóxicos na Chapada do Apodi, centenas de trabalhadores davam as mãos e oravam de frente para o lugar onde três semanas atrás tombava com 19 tiros o líder comunitário e que agora a família planta duas mudas de mangueira. Sua morte e sua luta ganharam repercussão internacional, e 34 Organizações Não Governamentais (ONGs) europeias divulgam carta em repúdio à situação na Chapada do Apodi e de solidariedade aos movimentos sociais brasileiros.

Continue lendo em:
diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=784201

Uso de defensivos químicos

13/05/2010 22:05

É necessário que se inicie o uso controlado dos defensivos químicos na Chapada do Apodi, com fiscalização dos órgãos competentes e dos moradores.

Continue lendo em: www.ecodebate.com.br/2010/05/13/chapada-do-apodi-ce-pesquisa-relaciona-casos-de-cancer-com-agrotoxicos/

 

Esperança

12/05/2010 22:05

"Os trabalhadores e trabalhadoras da Chapada do Apodi cada vez mais se sentem oprimidos e envenenados. Mas eles não estão sozinhos. Continuamos com a luta e a resistência. Estamos aqui nessa homenagem a Zé Maria porque somos um povo unido na luta. Somos movidos pela esperança e pela transformação". As palavras foram ditas pelo padre Marcos Augusto, coordenador regional da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Ontem, ele participou da carreata desde a comunidade do Tomé até a sede de Limoeiro do Norte.

Continue lendo em: noticias/esperan%c3%a7a/

 

Prefeito não comparece à audiência pública 

12/05/2010 22:05

A grande ausência na audiência pública foi a do prefeito do município, João Dilmar da Silva (PRB), que pediu à Câmara Municipal a revogação da lei que proíbe as pulverizações aéreas na Chapada do Apodi. No início da audiência pública, o vereador Hélio Herbster (PT), presidente da audiência pública, leu documento enviado pelo prefeito no qual pedia desculpas pela ausência "por ter um compromisso já agendado". 

Continue lendo em: noticias/prefeito%20n%c3%a3o%20comparece%20%c3%a0%20audi%c3%aancia%20publica/

Dia de manifestações e pedidos por justiça

12/05/2010 22:05

As famílias do Sítio Tomé, em Limoeiro do Norte, acordaram cedo ontem para recepcionar os que chegavam de cidades como Russas, Aracati, Morada Nova, Chorozinho, Pacajus, Jaguaribe e Fortaleza. As caravanas eram recebidas próximas da capela de Nossa Senhora de Fátima, no Centro do Tomé e, ali mesmo, as pessoas tomaram o café da manhã coletivo. 

Continue lendo em: noticias/dia%20de%20manifesta%c3%a7%c3%b5es%20e%20pedidos%20por%20justi%c3%a7a/

 

 

Estudo comprova presença de veneno na água do Apodi

12/05/2010 22:05

A morte do ambientalista José Maria Filho deu o tom da audiência sobre o uso de agrotóxicos na Chapada do Apodi. A médica e professora Raquel Rigotto apresentou números sobre o envenenamento da água na região.

Continue lendo em: noticias/estudo%20comprova%20presen%c3%a7a%20de%20veneno%20na%20agua%20do%20apodi/ 

 

Lei sobre uso de agrotóxicos em Limoeiro será debatida hoje

12/05/2010 - 01:03

O uso de agrotóxicos em lavouras de Limoeiro do Norte, combatido pelo ambientalista José Maria Filho, assassinado recentemente, será debatida hoje em audiência pública. Questão divide opiniões na cidade.

Continue lendo em:  noticias/lei-sobre-uso-de-agrotoxicos-em-limoeiro-sera-debatida-hoje/

 

Lei gera polêmica na cidade

12 Mai 2010 - 01:03

"Ficam expressamente proibidas as pulverizações aéreas em regiões agrícolas em nosso município". Este é o artigo 1º da Lei de número 1.278/09 aprovada pela Câmara Municipal de Limoeiro do Norte.

Continue lendo em:
noticias/lei%20gera%20pol%c3%aamica%20na%20cidade/

 

Zé Maria escondia ameaças de morte

12/05/2010 01:03

Quando se entra no pequeno comércio da Avenida Principal, 248, do Sítio Tomé, a lembrança do ambientalista é visível. Ao lado da imagem de Nossa Senhora de Fátima, dona Branquinha colocou foto do marido José Maria Filho, 44, assassinado em 21 de abril. Zé Maria do Tomé era líder comunitário e respeitado pelas 700 famílias da localidade na Chapada do Apodi, entre Limoeiro do Norte e Quixeré. 

Continue lendo em: noticias/ze%20maria%20escondia%20amea%c3%a7as%20de%20morte/

Licenciamento de Itataia sob indefinição

SEMACE OU IBAMA (23/3/2010)

Impasse acerca da licença ambiental da usina está em fase final de julgamento na 18ª Vara Federal, em Sobral

Continue lendo em: noticias/licenciamento%20de%20itataia%20sob%20indefini%c3%a7%c3%a3o/